domingo, 16 de maio de 2010

Discografia Metallica (parte final)

Death Magnetic (2006–atualmente)

 Em 2006 a banda anunciou em sua página oficial que após um relacionamento de mais de quinze anos, o produtor musical de longa data Bob Rock não gravaria o próximo álbum de estúdio do Metallica.Várias especulações, sobre o novo álbum eram inevitáveis, pois a banda prometera que o som seria baseado em clássicos da banda, em 12 de Setembro de 2008, foi lançado Death Magnetic, o disco alcançou o topo em vários países, o álbum foi aclamado pela critíca e pelos fãs e realmente resgatou a banda as suas origens oitentistas.

Foram quase 18 anos esperando, mas finalmente o Metallica lançou um disco para suceder o já clássico "Black álbum".

Com uma produção impecável: a banda voltou a ter uma bateria de verdade (com bumbos duplos, e não aquele som de lata de "St. Anger"), voltou a ter solos bem pensados, as músicas são longas, variadas e muito trabalhadas do começo ao fim – trabalho de Rick Rubin, que substituiu Bob Rock. 

As três primeiras músicas: "That was just your life", "The end of the line" e "Broken, beat and scarred" quase não deixam respirar. Em seguida vem "The day that never come" parecendo que vai ser uma balada, mas batendo quase tanto quando a "Unforgiven" original quando chega no refrão. E a pancadaria continua a toda velocidade dali por diante.  

"Trabalho é digno de ser considerado o verdadeiro 6º álbum da banda.
Em contraposição a experimentos chatos, disco é agressivo e rápido." G1 Globo.

"Death Magnetic, at least the title, to me started out as kind of a tribute to people that have fallen in our business, like Layne Staley and a lot of the people that have died, basically — rock and roll martyrs of sorts. And then it kind of grew from there, thinking about death… some people are drawn towards it, and just like a magnet, and other people are afraid of it and push. Also the concept that we're all gonna die sometimes is over-talked about and then a lot of times never talked about — no one wants to bring it up; it's the big white elephant in the living room. But we all have to deal with it at some point" Kirk Hammett.

Faixas:

That Was Just Your Life
The End Of The Line
Broken, Beat & Scarred
The Day That Never Comes
All Nightmare Long
Cyanide
The Unforgiven III
The Judas Kiss
Suicide & Redemption
My Apocalypse

*Muito bom.... A melhor banda de todos os tempos!

The end... Metal up!


domingo, 9 de maio de 2010

Discografia Metallica (parte 10)

St. Anger (2003)



  Em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum de estúdio do Metallica, St. Anger, estreando na primeira posição das paradas musicais. Intencionalmente seco e bruto, foi seguido de críticas do fãs. Apesar disso, o álbum ganhou o Grammy Award de 2004 para Melhor Desempenho de Metal.
Toda a parte de baixo deste álbum foi tocada pelo produtor Bob Rock. Depois de 4 anos sem lançar um álbum, cria-se uma grande expectativa em relação ao St. Anger, o qual apresenta uma sonoridade totalmente diferente.

Apesar de muito criticado inicialmente, a opinião da crítica é de que, apesar da falta de solos e da produção pobre, esse álbum volta a um Metallica mais agressivo. Recentemente, James Hetfield considerou que a banda perdeu o foco no álbum porque estava num momento tão delicado que qualquer idéia recusada poderia resultar numa crise. Fãs mais ortodoxos apontam o álbum como o "fundo do poço" da carreira da banda.

Ok... agora a crítica :
Esse álbum na minha opinião (e na da maioria dos fãs)  não deveria ter existido.
1º A produção : PÉSSIMA não dá pra entender o que houve com a bateria do Lars.. virou uma bateção de lata inimaginável! O Kirk não solou! Só esse fato já sustenta meus argumentos, lamentável. E o James, o cara descontou toda raiva dele no vocal, isso até poderia ter sido produtivo, mas não foi, ficou desconexo, sem graça!
2º O estilo: INDEFINIDO new metal?! não se sabe ao certo...
3º Repertório: FRACO o que dá pra ouvir sem querer cortar os pulsos é "The Unnamed Feeling" ponto.

Em defesa da banda bom esclarecer que o momento não era dos melhores, James passou meses em uma clinica de reabilitação, brigas entre os membros da banda a consequente saída de Jason Newsted (substituto de Burton)... enfim não podia sair algo muito melhor do que isso, a história da banda apaga esse "lapso" e não abala todo o brilhantismo e qualidade que sempre foram marcantes na carreira do Metallica.


Faixas:

Frantic

St. Anger

Some Kind of Monster

Dirty Window

Invisible Kid

My World

Shoot Me Again

Sweet Amber

The Unnamed Feeling

Purify

All Within My Hands



*Essa música reflete exatamente o momento que a banda estava passando, especialmente o de James. Nesse vídeo o baixista é o Trujillo, ficou melhor =D letra e tradução










domingo, 2 de maio de 2010

Discografia Metallica (parte 9)


 

Ultra Rare Trax : 2000

Faixas:
01. Intro
02. Guitar Solo
03. Seek & Destroy
04. One
05. Last Caress
06. Am I Evil ?
07. Damage , Inc
08. Breadgfan

Controvérsia do Napster (2000-2001)
Em 2000, os integrantes do Metallica descobriram que uma versão demo de sua canção "I Disappear", que era suposta para ser lançada junto da trilha sonora do filme Mission: Impossible II, estava tocando nas rádios. Após descobrir a fonte de distribuição, a banda encontrou o arquivo na rede peer-to-peer de compartilhamento de arquivos do Napster, e também descobriram que todo seu catálogo foi livremente disponibilizado.Com a controvérsia sobre a validade ou não de compartilhadores de arquivo, páginas web publicavam paródias dos membros da banda. Como retaliação, Ulrich apareceu no MTV Video Music Awards de 2000, em um vídeo com o apresentador daquele ano Marlon Wayans, no qual arruinava a idéia de usar o Napster para compartilhar música.
Após receber a desculpa de Wayan de que usando o Napster estava somente compartilhando, Lars replicou que a idéia de Marlon sobre compartilhar era simplesmente emprestar coisas que não eram suas sem pedir.
O criador do Napster Shawn Fanning respondeu posteriormente à cerimônia ao apresentar um prêmio vestindo uma camiseta do Metallica com os dizeres "Eu peguei esta camisa emprestada de um amigo. Talvez, se eu gostar dela, irei comprar uma própria".
A ridicularização do público foi grande já que a banda iniciou sua carreira na cena underground com a troca de bootlegs de suas apresentações. A defesa da banda era que o Napster estava permitindo acesso livre a todo o seu catálogo e não somente os bootlegs ao vivo.


Saída de Newsted
O baixista Jason Newsted resolveu deixar o Metallica, segundo ele, por falta de liberdade na hora de compor e insatisfação com o direcionamento musical que vinham seguindo. Pouco depois, James Hetfield se internou em uma clínica de reabilitação e a banda ficou alguns anos parada.
Por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a escrita e gravação do próximo álbum. A tarefa de baixo nas sessões de gravação havia sido feita pelo produtor e conhecido da banda Bob Rock.


Rains Of Blood: 2001

*Se você quiser os maiores sucessos do Metallica juntos procure outro CD. As músicas escolhidas são ótimas, mas o que peca é a qualidade da gravação, afinal o disco é pirata. Mas se você estava louco pra comprar este CD, vá em frente. Afinal, existem gravações bem piores, como a do CD do Guns lançado pela mesma "gravadora" a Musictape.
Faixas:
01. Seek And Destroy
02. ...And Justice For All
03. For Whom The Bell Tolls
04. Lepper Messiah
05. Master Of Puppets
06. One
07. Am I Evil
08. Nothing Else Matters
09. Stone Cold Crazy
10. Enter Sandman